domingo, 2 de agosto de 2009

The Good, The Bad & The Ugly (Concert)

Apesar de até hoje não ter visto o filme, sempre adorei esta música, como várias outras deste excelente compositor. Seguem algumas informações sobre o compositor:

Nasc: 10/11/1928
Nome de Nascimento: Ennio Morricone
Também conhecido por: Dan Savio, Mº Ennio Morricone
Cidade: Roma
País: Itália

Um dos maiores compositores de cinema da história, Ennio Morricone formou-se no Conservatório Santa Cecília, de Roma, onde especializou-se em composição e trompete. Ele começou profissionalmente como arranjador e músico de uma orquestra cujo repertório incluía regularmente trilhas sonoras.

Morricone musicou seu primeiro filme em 1961, mas só obteve fama com ''Por um Punhado de Dólares'', de 1964. Dirigido por Sérgio Leone, com quem Morricone havia estudado na infância, o filme apresentou ao mundo o ''spaghetti western'' e revelou a inventividade do compositor - utilizou orquestrações incomuns e rompeu com as tradições hollywoodianas.

Ainda no gênero, Morricone criou mais duas trilhas memoráveis: a famosa ''Três Homens em Conflito'' (1966), também notável pelo seu inusitado uso da voz na elaboração do cenário sonoro, e a clássica ''Era Uma Vez no Oeste'' (1968), primeiro de uma série de trabalhos de comovente sensibilidade.

Nada seletivo, seguiu-se uma gigantesca filmografia internacional, que inclui até trabalhos assinados sob os pseudônimos Leo Nichols e Dan Savio. Ao longo do caminho, Ennio Morricone demonstrou versatilidade (''A Gaiola das Loucas'', ''Enigma de Outro Mundo'') e escreveu grandes trilhas como ''1900'', ''A Missão'', ''Os Intocáveis'' e ''Cinema Paradiso'', co-escrita com seu filho Andrea.

Embora nunca tenha recebido um Oscar, Morricone já ganhou 2 Globos de Ouro (''A Missão'' e ''A Lenda do Pianista no Oceano'') e 5 prêmios da Academia Britânica: ''Cinzas no Paraíso'', ''Era Uma Vez na América'' (de Leone), ''A Missão'', ''Os Intocáveis'' e ''Cinema Paradiso''.

Em 1999, o compositor fez a melodia de duas canções para o disco “Sogno”, do tenor Andrea Bocceli.


Agora assistam o video, uma parte de um concerto, que aliás possuo completo em DVD, e vale a pena, para quem curte música clássica.

Um comentário:

  1. Sem dúvida esse concerto deve ser ótimo!!!

    Quando vi esse trecho, quase desliguei o NB e arrumei minhas coisas, pois todo dia útil às 16h56min é sinal de alguma coisa, kkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir

Saia do anonimato, comente aqui: